MULHERES A BORDO

MULHERES A BORDO

A coragem das mulheres e os olhos azuis do comandante alemão

Enquanto os homens discutiam sobre a segurança do voo, a mulher gaúcha assumia posição de vanguarda mostrando destemor que constrangia o lado masculino. Meyer soube transformar o detalhe num ganho estratégico quando o ato de voar era considerado uma aventura sendo questionada a segurança dos aviões, a mulher teve papel preponderante apoiando com destemor a iniciativa da Varig, desmontando mitos e receios, batendo de frente com o machismo do gaúcho. A decidida presença do público feminino nos voos pioneiros, desde o hidroavião aos terrestres foi argumento usado por Meyer para enfrentar àqueles que consideravam o ato de voar eminente tragédia.

A adesão das mulheres da alta sociedade transformando cada chegada e cada saída num clima de festa e descontração representava fator decisivo para afastar o medo de voar, deixando os que criticavam o projeto numa situação constrangedora

Já por ocasião da Revolução Liberal, nos anos 30, a elegância  e coragem da mulher gaúcha se fazia presente através de Darcy Sarmanho Vargas, esposa de Getúlio Vargas e da senhora  Iracema Neves da Fontoura, esposa de João Neves da Fontoura, embarcando no Atlântico rumo ao Rio de Janeiro para participarem de evento político naquela capital, Em 1927, antecedendo o primeiro voo com o Atlântico havia uma relutância geral sobre a utilização do hidroavião, não só pelo inusitado, como pelo temor de acidente fatal. Corriam boatos pela cidade, muitos deles espalhados pela concorrência que via no uso do avião um obstáculo difícil de ser superado.

Meyer, usando de estratégia, convidou um grupo formado por senhoras e senhoritas da alta sociedade local, liderado por Maria Echenique, para a realização de um voo panorâmico pelos céus de Porto Alegre, elas lotaram o hidro felizes com a oportunidade de realizarem um voo histórico, deixando o público masculino sem poder de reação. O voo realizado pelo comandante Von Clausbruch foi excepcional, deixando encantadas as passageiras. O piloto alemão era considerado uma figura carismática, pela perícia, educação, porte físico e juventude, causando suspiros apaixonados nas mocinhas casadouras, nascendo daí, provavelmente, a súbita coragem de enfrentar o desconhecido.

Em agradecimento, depois do pouso a tripulação foi homenageada com uma linda corbeille de flores naturais entrelaçadas por fitas com as cores do Brasil e da Alemanha. Junto as moças entregaram para a tripulação um cartão com a assinatura de todas elas, formulando votos para a fundação da VARIG e pronta regulamentação dos seus serviços. A mulher gaúcha se fez presente, através de Maria Echenique também no dia seguinte (3/2;27) por ocasião de passagens pagas no Atlântico rumo a Rio Grande. Na oportunidade foi portadora de mensagem do dr. Octavio Rocha, Intendente municipal, aos intendentes das cidades de Pelotas e Rio Grande, respectivamente, João Moreira e Augusto Simões Lopes.

 

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