UNIFORMES

UNIFORMES

O PILOTO MOSTRAVA-SE UM HOMEM CERCADO PELO INEDITISMO

Um dos setores que mais chamava atenção dos visitantes no Museu Histórico da Varig, era aquele que mostrava os uniformes usados pelos tripulantes dos aviões da empresa. Era uma reconstituição feita a partir do hidroavião Atlântico nos anos 30, época que a Varig dava seus primeiros passos. O piloto mostrava-se um homem cercado pelo ineditismo. No Atlântico, era comum o uso de calça culote e macacão de brim, com capacete de tecido de couro. Mas, foi com os aviões terrestres, como o Junkers F-13, por exemplo, que ficou mais caracterizada a calça culote em tecido de brim, camisa branca, gravata escura e jaqueta de couro marrom, com ziper. Completava a vestimenta, botas de couro longo, capacete também de couro e óculos protetores.

O pouso, conforme lembrava o cmte. Lili de Souza Pinto, estava na época sujeito a alterações climáticas. O rosto era queimado pelo sol e o vento, somente nas partes não cobertas pelo capacete e os óculos –  imagine o nosso aspecto quando não estávamos usando esses apetrechos. O  Junkers A-50, por exemplo, tinha o motor descoberto com o comando de válvula exposto, sendo lubrificado com graxa antes de cada decolagem. No fim do voo a graxa estava toda depositada no rosto, nos óculos e na parte superior do corpo do piloto. – diziam, no entanto, que era muito bom para a pele”

Em 1939, como já fizera com os atendentes nas Lojas, Meyer resolveu padronizar os uniformes da companhia, incluindo pilotos e o pessoal da manutenção —  só que a Caixa da Varig não suportava qualquer despesa que não fosse essencial- Ele pediu e foi atendido – os funcionários passaram a pagar  os próprios uniformes com desconto mensal em “folha” Já nos anos 40, com o termino da guerra, a criação da Fundação dos Funcionários e a aquisição dos DC-3 a Varig passou a viver uma era de alguma fartura. expulsando de vez o tempo das “vacas magras” assumindo as compras e ganhando uma mídia externa com o nome da Varig circulando nas costas dos mecânicos e no garbo dos tripulantes.

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