BERTA E O FRETE BAIXO DOS VOOS CARGUEIROS

BERTA E O FRETE BAIXO DOS VOOS CARGUEIROS

Pioneirismo da Varig – Voando dia e noite – transportando riquezas do Rio Grande para todo o Brasil chegou a ser contestada por concorrência ruinosa.

 

om o programa Frete Baixo, criado por Berta, a indústria gaúcha ganhou ares de modernidade conquistando o pais, e a Varig, voando dia e noite, consolidou sua liderança como transportadora aérea no segmento cargas.

 

Beliscado por Ribeiro Dantas, da Cruzeiro, através de entrevista dada ao jornal  O Globo, Berta respondeu com uma campanha na  imprensa que deu a Varig  liderança no transporte aéreo de cargas. Ele não deixava nada sem resposta – não levava desaforo para casa. Gostava de debater temas polêmicos, sempre que necessário  sair em defesa da Varig, ou de uma ideia brilhante.

Quando examinava os arquivos secretos de Meyer ( liberado pela família) encontrei uma correspondência de Berta endereçada ao diretor geral da aeronáutica civil,  Cezar Grillo comentando declarações prestadas pelo presidente da Cruzeiro, Bento Ribeiro Dantas, ao jornal O Globo tecendo críticas sobre a Varig, Na parte superior do documento datado de 10/06/48 Berta escreveu: ” Ao prezado senhor Meyer para divertir-se um pouco com esse bate- boca. – assinado Ruben Berta. Ele tinha prazer especial em polemizar, especialmente quando o assunto dizia respeito à Varig. ou mesmo sobre a aviação comercial, da qual era considerado um mestre, seja qual fosse a abordagem. Assim, tornaram-se famosos seu debates contra dirigentes das empresas concorrentes sem deixar de estender suas considerações aos maiores  mandatários do país e as autoridades responsáveis pelo sistema aéreo.

 

A reportagem afirmava que a  Varig recebia 4.200 contos e tinha vantagem de 10 centavos ao litro de gasolina sobre as congêneres. que cobrava fretes duvidosos ao Rio Grande do  Sul, porque nele trabalhava sem concorrência. De ambas as circunstâncias tirava partido para deflagrada concorrência ruinosa no trajeto de Rio a Porto Alegre contra suas congêneres. A entrevista, por ninguém provocada fez Berta partir no contra-ataque. Provou, com longa argumentação, que a subvenção que recebia era muito inferior ao necessário, mostrando através de farta documentação, que metade do valor recebido era aplicado na construção e reforma das pistas de pouso,. Só no ano de 47, segundo Berta, os fretes baixos correspondiam simplesmente  a  uma operação de aviões cargueiros em conjunto com um movimento apreciável de cargas representando o resultado de uma conquista, em benefício do nosso movimento interno . Era coisa que a Varig não pretendia abandonar enquanto as circunstâncias o permitissem mesmo cessada a luta das tarifas

 

A Varig não tirou com semelhante política, as cargas das empresas que operavam nessa linha. As estatísticas comprovaram que tais empresas mantiveram seu aproximado volume anterior de encomendas. Abriu, sim, horizontes novos na função de estreitar e simplificar as relações comerciais entre nossos estados sulinos. Quanto aos passageiros. é de se supor que a Varig tendo a intenção da concorrência ruinosa tivesse estendido a sua política baixista aos preços das passagens, que constituem o grosso da receita das nossas empresas de navegação aérea. Como o dr. Bento Ribeiro Dantas não abordava semelhante assunto em suas declarações Berta deu por subtendido que não precisava defender a companhia nessa imputação .sendo prova da inexistência de competição ruinosa apontada contra a Varig.

 

Para concluir, Berta afirmava : ” A Varig não tem o propósito de menosprezar os sacrifícios de suas congêneres ou aumentar-lhes os contratempos. Operando com fretes baixos em carga industrial, o faz pela razão muito simples de que algum dia estes fretes teriam que ser introduzidos como consequência lógica do desenvolvimento da aeronáutica e do ´ mercado.- A Varig esta pronta a concorrer – como sempre tem ocorrido – para apaziguar uma situação pela qual não tem culpa, resguardados os interesse públicos  e o desenvolvimento da aviação aérea em nosso pais.. Pelo bom uso das subvenções tenho  honra de reclamar para a Varig certidão da mais absoluta lisura no manejo destas verbas, como bem sabe o governo que nos toma as contas.

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