ÚLTIMOS MOMENTOS

ÚLTIMOS MOMENTOS


A morte de Berta 

As homenagens póstumas tiveram inicio em pleno hangar da manutenção no Aeroporto Santos Dumont , superlotando suas dependências seguindo o corpo na parte da tarde para Porto Alegre, onde seria sepultado.

Berta manteve-se consciente, sabendo que seus últimos momentos tinham chegado. Tudo o que a equipe médica alertava, finalmente aconteceu – O coração do jovem guerreiro havia dado seus derradeiros sinais de enfraquecimento, numa luta inglória, marcada pela presença do derradeiro infarto que o tiraria, definitivamente, do nosso convívio. A decisão de passar o bastão para seu sucessor estava tomada. e seria anunciada na reunião do Colégio Deliberante da Fundação dos Funcionários, em Porto Alegre – que ele preparava naquele domingo, com grupo de auxiliares. Esta seria sua derradeira contribuição num ciclo de trabalho que parecia não ter fim – sua derradeira mensagem aos auxiliares que o cercavam foi incisiva – A VARIG NÃO PODE PARAR !

Médicos alertaram que o presidente da Varig não sobreviveria ao excesso de trabalho  – O 4º infarto venceu!

A manchete (ZH) acertava na mosca. Berta faleceu em seu gabinete de trabalho na presidência da Varig, avenida Silvio Noronha,365. A morte foi quase imediata apesar da pronta assistência do serviço médico da Varig e do seu próprio cardiologista, deixando todos nós, da Varig, em estado de comoção. Como era de hábito, Berta chegou a sede da empresa às 8 horas da manhã, passando a despachar normalmente. Embora se queixasse a alguns auxiliares mais íntimos que “se sentia um pouco cansado, estafado mesmo”,  continuou trabalhando até o meio-dia, quando almoçou no próprio gabinete, pois estava organizando o balanço das atividades da empresa, com vistas para o próximo ano. Preparava-se, também, para uma reunião à noite mesmo, quando discutiria assuntos ligados ao fim do presente exercício e as festas dos funcionários da Varig neste Natal.

Às 17 horas Ruben Berta sentiu-se mal. confessou-se tonto e chegou a preocupar suas secretárias, Nílvia e Valência. Foi providenciada a presença  do doutor Fernando Dias Campos do Serviço Médico da empresa, enquanto o   cardiologista particular de Berta, dr. Genival Londres, da Clínica São Vicente, era chamado às pressas. Há alguns anos o presidente sofrera um inicio de enfarte, ficando hospitalizado. O cardiologista providenciou um eletrocardiograma, ao tempo em que Ruben Berta dava instruções aos seus auxiliares para que mantivessem os trabalhos em  rÌtmo de rotina, salientando que a Varig não podia parar.

O Vice-presidente, Erik de Carvalho  (que assumiria provisoriamente o lugar deixado por  Berta), anotava todas as instruções e ouvia, atentamente, os últimos pedidos que este lhe fazia no sentido de sempre projetar o nome da Varig e acelerar todos os planos com vistas ao futuro, particularmente e incorporação de três novos jatos Boeing esperados para os próximos dias. Estes aviões iriam completar a frota da Varig, ligando o Rio a Europa em voos diretos.

Berta levou Erik até a fabrica da Boeing onde a empresa havia adquirido três Boeing – 707-300, passando ao futuro presidente as tratativas da aquisição- (doisforam entregues em 28 de dezembro de 1966 e um terceiro em março de 1967.

Às 18 horas presidente da Varig ante a consternação geral de todos os seus auxiliares que o assistiam, faleceu. Ele morreu sem ver a esposa e filhas, tão rápido sobreveio a morte após o enfarte. Chamada às pressas em seu apartamento no Leblon, Dona Wilma chegou após três minutos do marido expirar. Segundo os colegas presentes nos seus últimos momentos, inclusive os médicos, ele estava consciente que não sobreviria ao ataque que o acometera. Manteve-se lúcido até o último instante, só lamentando não ter completado seu maior sonho, que era o de fazer a Varig dar a volta ao mundo, fato previsto com a ligação Los Angeles – Tóquio, para agosto de 1967. A partir daí pensava em retirar-se das suas atividades e  ” cuidar do gado e das galinhas” seu maior entretenimento nas raras horas de folga, pois não parava um momento, viajando constantemente para todas as partes do mundo.

Comments are closed.