CUIDADO QUANDO TUDO VAI BEM !   

CUIDADO QUANDO TUDO VAI BEM !   

O lado humano – Berta alertava

CUIDADO QUANDO TUDO VAI BEM !

Simples. É o caso do chofer que deixa de lubrificar o carro porque tudo vai bem. Os motores engripam por isso.  O problema esta em saber como “lubrificar homens”. O óleo é o lado humano. Chama-se atenção pessoal, consideração, palavra de reconhecimento, gesto de compreensão, interesse pelos problemas profissionais, ou mesmo pessoais, dos elementos da equipe. Num ambiente sem problemas, o problema germina como semente espontânea. O descuido nasce por si próprio.. A desatenção surge quando menos se espera.

Grande  supervisor não é aquele que resolve problemas do pessoal. É, sim, aquele que evita que os problemas surjam. Como bom chofer não é aquele que manda substituir o motor gripado, e sim aquele que evita essa despesa não esquecendo de lubrifica quando tudo vai bem. Quando tudo vai bem, o dirigente pega cuidadosamente sua almotolia e vai lubrificar seus homens, um por um, de modo a manter-lhes vivo o interesse pelo trabalho.  Quem manda deve saber quando a quebra moral se instala no íntimo das pessoas, às vezes apenas por que dentro delas se adensa uma forma de solidão inexplicável.

Inexplicável, talvez não. Essa atmosfera aplica-se pela falta de comunicação. Porém de uma ideia errônea: de que ninguém mais está olhando para a capacidade e a dedicação posta na execução do trabalho – de que ninguém mais está apreciando àquilo que a gente faz. É sempre o mesmo problema de lubrificação humana. Homem moralmente isolado é como vinho bom  que azeda e torna-se vinagre. Capacidade de liderança é manter em funcionamento o grupo humano, sem deixar que nenhuma das unidades azede e contamine as demais. A demasiada  tranquilidade, quando tudo vai bem, acabará provocando que tudo  vá mal. O bom supervisor não  cai nessa. Lubrifica  os seus homens com a mesma regularidade que a seção de manutenção  lubrifica as máquinas – CUIDADO

QUANDO TUDO VAI BEM

* Mensagem reservada, enviada por Berta aos Supervisores da Manutenção, nos anos 60.

Matéria em pauta

O PESO DE CADA  ACIDENTE FICAVA ENTRE A CRUZ E A ESPADA. – ÊRRO TÉCNICO OU FALHA HUMANA ???

Berta tinha convicção da resposta, causando polêmica.  AGUARDEM ! !.

3 thoughts on “CUIDADO QUANDO TUDO VAI BEM !   

  1. Muito bom o artigo sobre a lubrificação das equipes . Esta era a essência da lógica e prática de Rubem Berta , que conseguia manter altamente motivada a equipe . Pérola – Grande supervisor não é aquele que resolve problemas do pessoal. É, sim, aquele que evita que os problemas surjam.

  2. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you
    relied on the video to make your point. You definitely know what youre
    talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your
    site when you could be giving us something informative to read?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *