MANGA E A VARIG

MANGA E A VARIG

QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINSIDÊNCIA – AMBOS  ADORAVAM VOAR – UM NO CÉU OUTRO NA TERRA

Manga e a Varig.  Figuras inesquecíveis voando juntas  sem jamais encontrarem substitutos – Quem viu Manga  na excelência de guardião não esquece jamais. Insuperável. Tornou-se personagem lendária na história do Inter, assim como a Varig, sinônimo de qualidade e eficiência que voava alto orgulhando os brasileiros, não encontrou jamais uma companhia aérea condizente  com a sua grandeza. Duas marcas fantásticas que aparecem juntas, gravadas na nossa memória  afetiva. A Varig se engrandecia quando hospedava aquela figura carismática. Manga entrava em parafuso, voando de canto à canto, defendendo a baliza colorada. Com sua mão direita espalmada, trazia à torcida alegres emoções. Fora dos gramados, voar mesmo  para ele, na acepção da palavra, era momento de crise, abstinência, reza- Como toda regra tinha uma exceção – No aeroporto só aceitava embarcar pela Varig, na  certeza de um voo tranquilo numa ida e volta  garantida, sem susto. No jogo, Manga era a certeza de um voo alado. Fora disso, na realidade da vida, ele só conseguia subir os degraus seguros da escadaria do avião na certeza de um voo perfeito, abraçar as nuvens, garantindo o retorno, são e salvo .pisando terra firme  com a torcida que o esperava de braços abertos para levá-lo nos ombros e atirá-lo na grama macia que ele acariciava nos seus sonhos.

Manga tinha com a Varig relacionamento umbilical, que seus companheiros não entendiam e ele retrucava- “Boca fechada não entra mosca”

Pensava nas coisas boas da vida. Fazia comparações e considerações. Elias, com seu cotovelo de aço, o poderoso comandante, que tinha na sua cabeça coroada  liderando um caminho de vitórias, No jogo, Manga era a certeza do impossível, voando de canto a canto, fazendo vibrar o  Beira- Rio.  Viajar pela Varig era certeza de voo tranquilo ,de ida e volta, garantidas.- Na delegação todos perguntavam:  “Como é que pode? – Fenômeno  Agarrar com a mão direita – de três dedos retos difíceis de dobrarem, com  o  minguinho mais torto e o quebrado desviando para escanteio. era cenário  que marcava presença. enlouquecendo o Beira-Rio

Viajar em outro avião que não da  Varig, transformava-se em exercício de pavor, semelhante ao petardo do Nelinho, mas que ele amaciava sem adorno de luvas, livrando o perigo rondando a pequena área. Quando o capitão Figueiroa fez o golo iluminado, assisti com os olhos esbugalhados o milagre da transformação, ajudando com um sopro o raio de sol que cegava. Raul. A arquibancada de cimento armado, antes  fria e insensível, transformou-se num poleiro vibrante,  machucado por sapateado sem fim. Cada minuto era um mundo. Sentar pra que? Lá dentro Manquita garantia um título de campeão brasileiro que caia do céu. Assim como a Varig, Manga  ( sem comparações) tornou-se figura  lendária, na fulgente  galeria de grandes craques do nosso futebol.

 Carlos Duran dirigentes do Internacional, era grande amigo meu dos tempos do Colégio São João –  a pedido dele eu intercedia junto ao nosso diretor (colorado doente) para fazer “upgrade” com o Manga, que ele merecia tratamento especial para mantê-lo em boa forma, nas grandes decisões, coisa que se estendeu, porque estava funcionando. Ele passava a conversa das mãos e o pessoal da diretoria  do Inter engolia, pois era cortesia da Varig  e ninguém queria prejudicar o craque. Manga tornou-se passageiro VIP da Varig,(considerado deficiente físico) sem o clube pagar diferença alguma por tal vantagem, recebendo tratamento  especial na classe executiva,  coisa que a diretoria raramente conseguia

Manga abandonou o futebol.  A Varig foi abandonada, mas ambos ficaram para sempre guardados no cofre das recordações (que felizmente as chaves do pensamento ainda continuam comigo) incluindo o “rolo compressor” colorado do pós-guerra, com seu ataque fulminante que ninguém mais tem lembrança –  Tesourinha, Vilalba, Adãozinho. Rui e Carlitos ou do “rolinho” dos anos 50 –  Luizinho, Bodinho, Larry, Ènio Andrade e Chinesinho.

Comments are closed.