Historinhas do Museu Varig

Historinhas do Museu Varig

BERTA E O MEDO DE VOAR EM PLANADORES

 

Para os pilotos  brasileiros, em aprendizado, voar em Planador era encontro com deuses – 

Para Berta não era tudo isso.

Finalmente,  Berta mostrou seu ponto fraco depois de voar no Biguá e fazer  pouso forçado –   num misto de raiva e pavor – “Onde diabos vocês foram arrumar um cabo tão vagabundo?” Depois deu dor de barriga e ele nunca mais quis  voar em Planador – coisa que não acontecia na formação dos pilotos  brasileiros. Para eles, voar de Planador era um encontro com os  deuses.- para Berta nem tanto.

Planador Gaivota , em primeiro plano, era atração no Museu Varig

 Segundo  Dinis Campos, primeiro secretário da VAE, me revelou em entrevista para o Boletim do Museu, Ruben Berta voou  uma só vez no Biguá sob o comando de Ruhl. Logo na primeira curva a menos  de 100 metros de altura, o cabo do reboque quebrou, Graças a perícia do piloto, o planador passou entre uma árvore e uma casa e pousou numa faixa de terreno baldio. Depois deste acontecimento Berta nunca mais quis saber de Planador. Num grande esforço de toda a equipe de colaboradores, em especial com a ajuda do colega Jaime Meneghini o Biguá foi recuperado, assim como o Gaivota, tempos depois, colocado em exposição no teto do Museu, tornando-se uma das maiores atrações do local. O avião que foi construído em 1938, na VAE, ficou notabilizado entre outras peripécias, pelas demonstrações que fez na Parada da Mocidade e nas comemorações do Dia do Aviador. No entanto, ele serviu, especialmente, como instrumento de formação para treinar  inúmeros pilotos, que chagaram a tripular os modernos jatos da empresa.

Ruhl e Dinis Campos, com comandantes recém formados, tendo ao fundo o Planador Biguà

A formação dos pilotos  brasileiros era uma exigência do governo do Estado, então o maior acionista da Varig. Com os planadores construídos na VAE, Otto Meyer deu início a grande aventura. Logo  que foi criada a Varig procurou  formar pilotos brasileiros. Existia uma preocupação por parte de Meyer neste sentido. Com a organização da VAE ( Varig Aéreo Esporte) em 1937, após Carlos Ruhl haver realizado diversos cursos na Alemanha, a empresa passou a divulgar a viação desportiva com o uso de planadores construídos em suas próprias oficinas,

Na formatura de mais uma turma, contando com a presença de Otto Meyer (de branco) um grande incentivador da VAE

O Gaivota e o Biguá marcaram  época, participando de diversas apresentações públicas. Com o Biguá eram feitos diversos voos de propaganda e passeios com autoridades, convidados especiais e imprensa. Ruhl fez as mais lindas acrobacias que já havíamos visto, O Interventor Federal , Cel. Osvaldo Cordeiro de Farias, voou no Biguá, recordado por ele  “como uma das maiores sensações de sua vida” Em 1943 o Ministro Salgadp Filho também gozou dos prazeres do Biguá.

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