RESPINGOS DA IMPRENSA (1)

RESPINGOS DA IMPRENSA (1)

Berta e os leitores da revista do Globo que sumiram

 Flavio Tavares/ZH (18/12/2005)

 

Nos anos 50/60 a Varig ocupa um andar do edifício Sulacap, no então elegante centro de Porto Alegre, e lá se elaborou a absorção dos paulistas Real e Aerovias,  com que a Varig superou a Panair. Com a era do jato, o lúcido Ruben Berta percebeu que a sede deveria mudar-se para o eixo Rio-São Paulo, para não se confinar no Sul

Defendeu a mudança quase sozinho em intensa reunião

Por fim, como argumento definitivo, levou os atuais diretores à janela sobre a Rua da Praia e apontou,  lá embaixo, a Livraria do Globo: – Querem que fiquemos como eles? Onde estão os leitores da Revista do Globo, que foi a maior do pais?  E ele mesmo respondeu  – Estão lendo O Cruzeiro e Manchete

A sede real mudou-se. mas a empresa continuou  “gaúcha” Não só por seguir entre nós a fundamental diretoria de manutenção que fez da Varig um modelo mundial de segurança de voo e a Sede da Fundação,  verdadeira dona da Varig, mas também pela emoção que sentiam por ela, até os que nunca apearam do cavalo para entrar num avião.

Maestro da Grande Família Varig (na versão de Nelson Jungbluth}

Fui criança nos anos da II Guerra Mundial, em que as gurias eram enfermeiras das bonecas (como se cuidassem dos soldados da FEB, na Itália) e os meninos queriam ser adultos para ser pilotos. Sonhava em vencer meus medos de infância e ser piloto da VAE ( Varig Aéreo Esporte) para mover – me nos ares, durante horas, indo de um lugar para outro desafiando o vento ou a sua falta, só me valendo do engenho, da observação e da sorte, nunca da potência do motor que não existia.

Aí, nas asas imensas dos planadores todos se sentiam Ícaros . VAE se desfez no final da década de 1960. Fique agora com quem ficar (com gente honesta, até nem tanto)

a Varig está no cerne da modernidade do Rio Grande e do Brasil inteiro. Viveu como seu próprio símbolo, o Ícaro da mitologia, que voou tanto e tão longe até chegar perto do sol, aí derretendo suas asas de cera. Agora, o novo  ÍCARO, também terá asas de cera?

Comments are closed.