FESTIVAL DE CINEMA

FESTIVAL DE CINEMA

Decolagem de Gramado nas asas da Varig

Kikito, estatueta criada pela artesã Elisabeth Rosenfeld – premio máximo concedido aos vencedores, com a chancela da Varig, Transportadora Oficial

 

Recém tinha assumido a Propaganda, quando recebi uma convocação do diretor Erni Peixoto, solicitando  a minha imediata presença em sua sala. Atendi, prontamente, sem saber o motivo da urgência. Lá chegando, fui apresentado ao jovem Romeu Dutra, que se dizia secretario de turismo da cidade serrana de Gramado e ´ponderava a possibilidade de dar continuidade as conversações entabuladas com meu antecessor. Peixoto ausentou-se da sala para tratar outros assuntos e nos deixou à vontade, numa frase final – “É gente nossa” Depois fui saber que ele tinha residência de veraneio na cidade e adorava o clima, as paisagens ,e  sua gente, com a comida típica dos alemães. E apostava no sucesso do empreendimento (coisa que lhe valeu o titulo de “Cidadão Honorário”.

A beleza de Gramado era incomparável . Da visita, resultou matéria de capa em nossa revista Rosa dos Ventos. com a chamada — GRAMADO UMA FESTA PÉRMANENTE DA NATUREZA. Os exemplares também circulavam nas lojas de passagens da Varig, no Brasil e Exterior, expondo um recanto que poucos imaginavam existir na América do Sul.

 

Eu conhecia Gramado de passagem, considerando minhas incursões com a família, mais no inverso, reservando o verão para a praia como todos faziam. O assunto versava sobre um pretenso apoio para uma inciativa arrojada que considerava fundamental para o desenvolvimento do turismo na região  –  arma que considerava essencial para o progresso. A presença da Varig era fundamental-  usar a força da marca e seu poder de comunicação dando credibilidade ao projeto, transformando a cidade na capital do cinema brasileiro.

Uma vez oficializado, o Festival de Cinema de Gramado ganhou apoio irrestrito da Varig/Cruzeiro, então voando juntas, transformando o evento em sucesso internacional

 

As raízes do Festival do Cinema em  Gramado, que completou 50 anos bem vividos de forma ininterrupta, teve história marcada com a presença da Varig, desde os anos 70. na 15ª edição. A ideia surgiu da popularidade de um evento realizado ao longo da Festa das Hortèncias liderado pelo prefeito da cidade Horst Volk e o secretário de Turismo Romeu Dutra. No inicio chamada “Mostra de Cinema” (realização da Caldas Jr) ganhou notoriedade a partir  de 1973, quando o Instituto Nacional do Cinema (INC)  oficializou o evento junto a Prefeitura Municipal (através da Associação de Cultura e Turismo de Gramado) com suporte do Governo do Estado do RG: Governo Federal e Assembleia Legislativa do Estado, ganhando o selo de “Festival de Cinema de Gramado.” Essa vitória teve participação ativa da Varig, valorizando o evento  com sua marca dando apoio irrestrito, propiciando seguidas viagens de Romeu Dutra para Brasília e outros setores estratégicos, munido de farto material institucional e análise técnica, na possibilidade de conseguir para a região novo polo turístico à nível nacional

Em 1973, Darnele Glória ( foto) recebeu o premio de melhor atriz do Festival, relembrado 15 anos depois na Noite das Estrelas

 

O primeiro Festival de Cinema Brasileiro de Gramado, em caráter oficial, aconteceu em janeiro de 1973, tendo o filme -Toda a nudez será castigada  de Arnaldo Jabor o grande vencedor, cabendo a Darnele Glória, o premio de melhor atriz do Festival Já aos 15 anos de existência, contando com Varig e Cruzeiro  voando juntas, o Festival ampliou seu raio de ação chegando ao exterior na sombra dos jatos.  A credibilidade da Varig que liderava a operação garantiu um salto de qualidade, transformando num espetáculo mágico  com artistas famosos desfilando sobre o tapete vermelho do Palácio dos Festivais ( antigo Cine Embaixador).aumentando a qualidade das produções ganhando insuperável mídia expontânea. Mais de mil kikitos (Deus do amor) foram distribuídos entre profissionais do cinema que venceram em diferentes categorias.

Em cada Festival o final era apoteótico. Os laureados reuniam-se para foto histórica, erguendo o Kikito e outros símbolos de vitória.
A adesão da Varig não se resumiu no simples papel de transportadora oficial, mas na integração de todo o projeto de marketing, usando as ferramentas que a tornaram conhecida fórmula certa para qualquer iniciativa diferenciada. Nas Lojas de Passagens, no Brasil e Exterior, o Festival passou a ser mostrado através de folhetos ilustrativos de qualidade  criados pela Varig e cartazes que levavam a assinatura de Nelson Jungblut., além, de vídeos promocionais.

No coração de Gramado o Parque Knorr, com características da Floresta Negra na Alemanha, e o mega projeto. da Rede Tropical de Hotéis, que ficou no papel.

A sinergia entre as duas partes ganhou tal ênfase, que  a Varig usando a Rede Tropical  de Hotéis, em acordo com a Prefeitura Municipal, através de comodato, viabilizou  a construção de um hotel turístico de alto nível localizado junto ao Parque Knorr, no coração da cidade que, no entanto, por motivos administrativos, não teve tempo de ser concretizado. A presença da Varig tornou-se o embrião dessa grande decolagem, ajudando a construir um evento que orgulha todos os gaúchos.

Comments are closed.