PAPAI NOEL DA VARIG VINHA DO CÉU – ELE EXISTIA

PAPAI NOEL DA VARIG VINHA DO CÉU – ELE EXISTIA

Na Varig, as crianças tinham certeza. –  Papai Noel existia. Era de carne e osso, como a gente. Tinha uma enorme barba branca e falava a nossa língua. Estava sempre sorrindo e trazia junto um enorme saco, repleto de presentes  para distribuir para as crianças comportadas Em vez de trenó ou carruagem, chegava do céu,.de helicóptero, o que garantia a certeza que ele era um ser alado.

Dificilmente uma criança filho de variguiano  deixava de ter um natal feliz. O pátio de Fundação se transformava num  enorme circo repleto de atrações, com sorteios ´presentes, e muita cosa para comer e beber. Em dezembro, havia sempre uma grande festa natalina…O clima de alegria  começava já na entrada, com a distribuição de cartelas que davam direito a participação em toda a programação. Tudo começava as primeiras horas da tarde e se estendia até ao anoitecer na expectativa da chegada do Papai Noel  vindo   mesmo do céu, para confraternizar com todos nós, num passe de mágica que encantava.. Foram instante inesquecíveis , que nos vem a lembrança junto com os filhos  depois passadas aos netos, num romance de gerações, O pessoal voltava para casa orgulhoso da sua empresa..

Na época, a Varig vivia instantes de grande expansão. Introduzira o Super Constllation para Nova York  Conquistava a hegemonia do Jato com o Caravelle, logo depois confirmada com a presença do Boeing-707, vencendo a famosa guerra David x Golias que travara com a gigante americana Panam  Era um  momento de euforia, que Berta, usando o endomarketing, que dominava como poucos, transformava os eventos de fim do ano, em encontros memoráveis de confraternização, num abraço fraterno entre  o homem e o coração da máquina.  Para fechar com chave de ouro as festas  de fim de ano, Berta mandava distribuir cestas com iguarias para a mesa dos colaboradores mais humildes brindarem com os familiares o sucesso no trabalho, saudando as perspectivas para o Ano Novo que se aproximava, revigorando forças para novas conquistas.

Os Reis Magos – Primeira mensagem sobre o Natal divulgada pela Varig na década de 40, (Vitório Gheno)

Passando-se  os anos, a Varig tornou-se uma companhia internacional distribuindo seus tentáculos pelo mundo. Os grandes encontros tornaram-se singulares e a comunicação passou a ser comandado através das “House Organs”, e a grande mídia pelo rádio e finalmente pela Televisão -. Nesse quesito a Varig construiu uma imagem que conquistou gerações, com a criação de um filme exibido até a sua última hora de existência, durante décadas – Estrela  Brasileira, representou  um símbolo natalino Ele só começava para a grande maioria das pessoas, quando a musiquinha da Varig era tocada com imagens que se renovavam a cada ano, ganhando a maior audiência  jamais igualada por algum tipo  de mensagem neste mesmo tema, no mundo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=G1VT3B7LW7U

https://www.youtube.com/watch?v=obEFYxT8Y4E

 

A partir dos anos 50 o tema seria privilegiado pela Varig ganhando destaque, até atingir  o apogeu com a criação para a TV da série Estrela Brasileira, ( com alguns arranjos especiais e consagrados interpretes,)  sempre com a mesma música e letra por várias décadas, batendo recorde mundial.

 

Variguinho -Nosso companheiro no Blog – Personagem infantil mostrado em revista que levava seu nome, na busca de um público alvo criado em 1986, com grande sucesso

Aos companheiros do nosso Bllog .

Nos festejos de fim de ano

ACIMA DE TUDO VOCÊ

Papai Noel voando a jato  pelo céu

Trazendo um Natal de Felicidade e

Ano Novo cheio de prosperidade.

VARIG !  VARIG !  VARIG !

3 thoughts on “PAPAI NOEL DA VARIG VINHA DO CÉU – ELE EXISTIA

  1. Mario , antes de tudo um grande abraço pelo natal .
    As festas no pátio da fundação são inesquecíveis, algumas gerações de crianças tiveram a felicidade de participar destas festas .
    Com tua memória previlegiada , poderias rememorar um natal , creio que em 1956 ou 1957 , quando foi inaugurado o radio farol de Tramandai , e sairam de Porto Alegre um Curtiss e um DC-3 lotados de crianças ( e mais uma caravana de carros estrada afora) rumo a Tramandaí , onde foi naquele ano a festa de natal. Parabéns e obrigado por sempre estares regando esta plantinha de saudade que todos temos da Pioneira!

  2. After I initially left a comment I appear to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a
    comment is added I recieve four emails with the exact same comment.
    Perhaps there is a means you can remove me from that service?
    Cheers!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *